25 de setembro de 2022
Por: Clarice Poesia
É fato que gigantes predadores que habitavam nosso planeta Terra há milhões de anos atrás despertam o interesse e a curiosidade de muitos. E o Megalodonte, cujo nome científico é Carcharocles megalodon, é protagonista de muitas histórias e filmes, sendo, para muitos, o predador marinho mais poderoso que já existiu. “Megatubarão”, filme lançado em 2018, é um exemplo disso. Saindo um pouco da ficção e falando sobre ciência, vestígios desse animal, que nos ajudam a estudar sua fisionomia, hábitos alimentares e outras características já foram documentados em vários lugares do mundo, e agora, pela primeira vez, na província de Buenos Aires, na Argentina.
Um dente, que pertencia a um jovem Megalodonte, foi encontrado na praia de Punta Médanos, próximo a um farol. Por estudos já publicados anteriormente que definem as características dos dentes da espécie, os cientistas conseguiram afirmar que se tratava de um indivíduo desse táxon, jovem, com aproximadamente 6 metros de comprimento e pesando 2.279kg! Essas afirmações só foram possíveis porque o dente estava bem preservado e era possível identificar as suas estruturas específicas. Entretanto, não conseguiram afirmar a posição exata do dente na arcada dentária do Megalodon, e pensaram em 4 possibilidades que levariam o indivíduo a medir impressionantes 5.8, 5.48, 5.89 ou 7.2 metros.
Essas descobertas nos ajudam a conhecer os seres vivos que habitaram a Terra muito antes da espécie humana, e estudar o passado pode ser útil para que consigamos compreender o futuro das espécies atuais. Agora que sabemos mais sobre a espécie em um ambiente novo, podemos entender mais sobre seu habitat local, sua alimentação, e sua relação com outras que coabitaram os mares argentinos há milhões de anos atrás. Apesar de não conseguirem afirmar com precisão a época em que viveu, acredita-se ser um achado fundamental para entendermos melhor a herança paleontóloga daquela região e, quem sabe, não serve de incentivo para novos estudos sobre os fósseis locais!
Texto fonte: De Pasqua, J., Agnolin, F., Aranciaga Rolando, A. M., Bogan, S., & Gambetta, D. (2021). First occurrence of the giant shark Carcharocles megalodon (Agassiz, 1843) (Lamniformes; Otodontidae) at Buenos Aires Province, Argentina. Revista Brasileira De Paleontologia, 24(2), 141–148. Doi: 10.4072/rbp.2021.2.05. Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/201 . Acessado em: 05 de abril de 2023.
Fonte e legenda da imagem de capa: Uma descoberta que pode nos ajudar a descobrir mais sobre a distribuição geográfica de um gigante marinho de milhões de anos atrás. Autoria de Mary Parrish, Smithsonian, National Museum of Natural History. Extraída de commons.wikimedia.org. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carcharodon_megalodon_SI.jpg . Acessada em: 05/04/2023.