Modern family

24 de setembro de 2022

Por: Eduarda Rodrigues

Você sabia que dinossauros, animais já extintos, como Tyrannosaurus rex e alguns velociraptors têm relações com aves existentes nos dias atuais, como galinhas e pombos, por exemplo?! Algumas descobertas cientificas mostram que as aves surgiram, mais precisamente evoluíram, a partir de características que já estavam presentes em outros grupos de animais, mesmo que com algumas alterações, quando a palavra “aves” não era nem uma possibilidade. Por meio da paleontologia, a descoberta de fósseis ao decorrer dos anos trouxeram à tona essa proximidade entre dinossauros e aves.

A primeira característica encontrada foram as asas, que por muito tempo eram consideradas exclusivas do segundo grupo mencionado, as aves. Em seguida novos aspectos, quando comparados os esqueletos dos dois grupos, foram notados. Sendo que ao observar as aves, foi possível verificar as adaptações físicas, que surgiram de algo que antecedeu a existência das mesmas. Esse foi o caso das penas, que se tornaram de alguma forma “melhores”, assim como algumas modificações na face, dentre as quais, o surgimento do bico. Além disso, o estudo desses animais mostrou semelhanças na formação dos filhotes, ou seja, dos embriões.

Um experimento relatou tal semelhança entre os embriões, ao identificar geneticamente, a constituição dos ossos das aves e relacioná-las com a dos dinossauros, que as originaram. Descobrindo que o rosto das aves vieram da modificação de um gene e não da criação de algo totalmente novo. Ainda que com a mesma base, uma face totalmente nova, em termos de funções e ferramentas, como o próprio bico, deu origem a elas.

Matéria fonte: SINGER, Emily. (2015). How Dinosaurs Shrank and Became Birds. Quanta Magazine. 12 de junho de 2015. Disponível em: https://www.quantamagazine.org/how-birds-evolved-from-dinosaurs-20150602#0 (acessado em 22/05/2023).

Fonte e legenda da imagem de capa: A figura mostra da esquerda para direita: dois animais talvez não tão conhecidos assim, um Velociraptor, pertencente aos dinossauros, um Archaeopteryx, conhecido como a primeira ave, mostrando a relação entres os dois outros crânios que são respectivamente de uma galinha e um pombo. Foto de Katherine Taylor, para a Quanta Magazine. Extraída da matéria fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: